quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Antecedentes da I Guerra Mundial.

Na Segunda Metade do século XIX, sobretudo nas últimas décadas, a disputa por colônias entre as potências europeias agravou o clima de rivalidade e desconfiança mútuas que marcaram as relações diplomáticas entre elas. Lembre-se que no período a expansão capitalista e o significativo aumento da produção industrial obrigaram as potências a ampliarem seus mercados consumidores e a buscarem novas fontes de matéria-prima. É nesse contexto que ocorre a expansão colonial conhecida como neocolonialismo.

O domínio político e econômico que as potências exerceram sobre essas regiões (colônias) vai ficar conhecido como imperialismo.

Entre as potências industriais mais importantes, destacaram-se: a Grã-Bretanha, a França, a Alemanha e a Itália, além dos Estados Unidos e do Japão. Outros atores políticos, contudo, tinham status de potência porque controlavam vastas regiões, embora do ponto de vista econômico e militar fossem bastante inferiores às potências citadas acima. Como exemplo desses atores secundários, podemos citar o império austro-húngaro, a Rússia e o império turco-otomano, este em franca decadência.

(Clique na imagem para ampliar)


O mapa acima mostra a Partilha da África promovida pelas potências europeias na Conferência de Berlim (1884-85), com o objetivo de evitar conflitos no continente que envolvessem as potências europeias. Já vimos que esse objetivo não foi alcançado, sobretudo porque a tal partilha da África privilegiou, como se pode observar no mapa, a Grã-Bretanha e a França, aumentando os ressentimentos da Alemanha, potência cujo crescimento industrial ameaçava a hegemonia britânica.

O domínio e predomínio colonial britânico e francês na África também ocorria na Ásia, de modo que Alemanha e Itália, países que se unificaram politicamente apenas por volta de 1870, e que por isso começaram tarde a expansão industrial capitalista, ficaram com poucas regiões a colonizar.

Antes de 1914, a configuração geopolítica da Europa e do Oriente médio era bastante diferente. Os mapas abaixo - antes de 1914 e após 1918 - ajudam a compreender melhor essa afirmação. Observe-os com atenção e tente encontrar importantes diferenças entre eles.

(Clique na imagem para ampliar)

Mapa da Europa em 1919 - clique na imagem para ampliar.











Nenhum comentário: