sábado, 6 de fevereiro de 2010

A Primeira Guerra Mundial





Imagine que você, meu caro estudante, pudesse nesse exato momento entrar numa máquina do tempo e voltar aos tumultuosos e tensos dias que antecederam à eclosão da I Guerra Mundial. Imagine que você pudesse, em primeira mão, ouvir de um dos terroristas que participaram do plano para assassinar o arquiduque Francisco Ferdinando, como o atentado foi planejado e executado. Acha pouco? Tem mais. Imagine que, como num passe de mágica, nessa viagem ao passado, você pudesse acompanhar em tempo real os longos e desoladores anos desse conflito que ceifou a vida de tantos jovens na Europa. Pois tudo isso é possível. Para tanto, meu querido aluno, basta que você tenha imaginação, um computador e acesso a internet.

Os links abaixo o levarão a uma viagem dividida em quatro etapas, cada uma correspondendo aos anos de guerra. Vale a pena conferir e aprender um pouco mais sobre esse conflito que mudou a configuração geopolítica da Europa, deu início ao ocaso da hegemonia européia no mundo e elevou os Estados Unidos da América ao status de grande potência.

A Grande Guerra

A luta em Galípoli

A Batalha do Somme

Os EUA estão na Luta

No primeiro link peço atenção para as seguintes matérias: O estopim e a explosão; "Morte ao Tirano" e As alianças

O conteúdo completo dos anos do conflito é fascinante e vale a pena deter-se com mais vagar nas matérias.

Então, meu caro estudante, disposto?

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala professor, aqui é Kevin da 301, o senhor já deve ter notado que gosto de extender os assuntos além dos meramente acadêmicos, realmente tenho interesse especial por esses que gosto de comentar, pois considero importantíssimo que sejam lembrados, afinal, vivemos em tempos alarmantes, não há tempo a perder. Esses fatos muito curiosos e pitorescos permeiam minha mente e toda vez me cutucam para que sejam evidenciados. Outras vezes, pedem que se mantenham discretos, para cuidadosa inspeção...

Tenho olhado muito Olavo de Carvalho, um pouquinho de Mario Ferreira, só ainda não conheço Eric Voegelin; então, falando em guerra, mais uma vez o original e excepcional filósofo brasileiro Olavo de Carvalho nos brinda com valiosas reflexões e "tiques" mentais imediatos ao lê-lo, de profunda identificação com as realidades subjetivas que raramente somos capazes de elaborar, tal a extensão da carga intelectual e dos blocos mentais a que somos expostos diariamente e temos que analisar mas que apesar disso, em momentos de pausa silenciosa, podemos facilmente traçar do nosso contato cotidiano. É ai que Olavo vem e gentilmente instrumenta nossas brilhantes conversas conosco mesmo, filtrando e dissecando estes elementos habil e precisamente, com o cuidado de médico, tratando do corpo extendido na sua frente. Olavo é tão excepcional por que no final nos dita o singelo obvio, mas que persiste em viver em uma tola e infantil aura de mistério, sempre nos arrebatando com reflexões de uma sutileza finissima:

"O curioso é que na História do Brasil registramos muito poucas guerras, sempre episódicas e de pequena dimensão. Nosso povo jamais viveu o que a Europa, os EUA, o Japão, a Rússia, o Continente africano viveram. Se foi uma dádiva para as gerações passadas, desconfio que esse fato pode ter gerado
uma maldição para as gerações futuras: as tensões psíquicas acumuladas no coletivo brasileiro podem estar aguardando o tempo devido para a sua erupção, na forma de um conflito devastador. E talvez esse tempo não esteja distante, a se tomar como medida o que vemos acontecer no corpo político e
na vida privada brasileira. A cizânia psíquica pode ser percebida pela divisão esquizofrênica no mundo político, pelo afrouxamento dos costumes, pela perda de senso moral das massas, pela exaltação do que é caracteristicamente baixo e infame e o aviltamento das coisas do alto, sagradas."

http://www.olavodecarvalho.org/convidados/0169.htm

Sugiro ao senhor que dê um bom passeio no site do autor. Sim, sei que já o conhece, mas ele merece ser olhado com regularidade, já que a maioria de suas previsões de 20 anos atrás têm acontecido.