segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Luta Armada e os livros

A Luta Armada é mesmo um assunto cheio de armadilhas nos livros didáticos. Tenho mais de uma dezena aqui e tomei o cuidado de avaliar um por um, e como suspeitava, em todos as referências sobre a ação dos grupos de esquerda são tratadas quando não com orgulho, de quem considera o máximo sequestrar, roubar, explodir bombas, ao menos com benevolência, como se dissessem: "houve exageros, reconheçemos, mas havia uma justificativa moral para essas ações". Num dos livros, o de Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo, sequer as ações são mencionadas.

Outra grande farsa, embora alguns autores recorram a verbos e expressões que lhe dão uma escapatória - custava eles serem claros e diretos? - é a afirmação de que as ações desses grupos terroristas vieram junto com a aprovação do AI-5. É MENTIRA!!!!! A opção pela luta armada é anterior ao AI-5 como atesta Jacob Gorender e outros militantes de esquerda que optaram pela Luta Armada, mas tiveram a honestidade intelectual de reconhecer que as ações terroristas ocorreram antes de 13 de dezembro de 1968 e fizeram parte da decisão política de recorrer à violência e ao terror como estratégia para enfrentar o regime militar.

Aliás, é o próprio Gorender e outros militantes que desmentem os livros didáticos de história quando afirmam categoricamente que em nenhum momento os grupos que recorreram ao terrorismo para enfrentar a ditadura defendiam um regime democrático. Eles queriam uma ditadura do proletariado. Essa é a verdade histórica.

ps: Um boçal fez dois comentários no post abaixo que eu recusei. Oh, Mané! Quer me achincalhar? Tudo bem, faz parte do jogo. Agora, no anonimato não. Outra coisa, Pedro Bó, apresenta fatos e não exemplos de cartilhas partidárias.


2 comentários:

Bruna disse...

ZÉ PAULO!!!! Aqui é a Bruna, do la salle, 302 hahaha... PASSEEEEI NA UNB!!!! fiquei muuito feliz, e quis te contar! =) afinal,parte dessa vitória também é sua. Vou no la salle no primeiro dia de aula, e a gente se fala! BEEEIJOS

Zé Costa disse...

Alvíssaras, Bruna!!!!! Foi a melhor notícia do dia!!!! Parabèns pela conquista. É muita gentileza sua me dar algum crédito por essa aprovação, mesmo assim, obrigado.

Ficarei muito feliz de rever você e os demais alunos lá na escola! Até segunda-feira, então.