segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Texto em PDF e obrigado, Fernanda!





A aluna Fernanda, da 304, num gesto de grande gentileza, encontrou para nós, em formato PDF, o capítulo primeiro do livro Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill. Esse capítulo é o texto de referência para a realização do estudo dirigido que está no site da escola. Portanto, quem achar melhor ler o capítulo pelo computador pode acessá-lo clicando aqui.

Atualização: 18:31

Queridos, vejam esta animação aqui sobre o efeito dominó que levou as potências europeias à guerra entre 1914 e 1918. A narração é em inglês, quem se dispuser a traduzir, ótimo! Mesmo assim e apesar disso, as imagens falam por si. Vale a pena!

2 comentários:

Anônimo disse...

Tradução:
"Na manhã de 28 de junho de 1914, a procisão do arquiduque da Áustria se dirigia em direção à prefeitura da cidade em Saraievo, quando se escutou uma bomba em sua direção.

O arquiduque, sentado no segundo carro, não se feriu e foi capaz de continuar sua rota. Meia hora depois, enquanto retornando, a procisão parou em frente a Loja de Schiller, onde um jovem bosniano-sérvio, Gavrilo Princip, estava esperando. Princip disparou 2 tiros, mortalmente ferindo o herdeiro do trono austriaco e sua esposa.

Esse ataque foi realizado por um grupo de jovens naciolistas bósnios hostis à presença austriaca.

Nas semanas que se seguiram, o governo vienense usou o evento para desafiar a Servia, que estava planejando reunir todos os povos eslavos do sul numa Iugoslávia maior, assim ameaçando a unidade do Império Austro-Hungaro.

28 de julho: Viena declarou guerra contra a Servia e bombardeou Belgrado.

30 de julho: Russia, protetora da Servia, declarou uma mobilização geral

1º de agosto: Alemanha, aliada da Áustria, declara guerra contra a Russia, enquanto que a França tambem mobilizou suas forças.

3 de agosto: Alemanha declara guerra à frança.
No dia seguinte, 4 de agosto, a violação da alemanha à neutralidade da Bélgica força Inglaterra a juntar-se a França e Russia na guerra.

Numa questão de dias, o sistema de alianças estabelecidas na Europa mergulhou o continente em guerra.

A opinião pública, na grande maioria dos países, falhou em se mobilizar para preservar a paz.

A guerra, que deveria ser de curta duração, teve, ao contrário, duração de mais de 4 anos e se espalhou progressivamente para outra beligerância:

O Império Otomano entrou na guerra em novembro de 1914.

Itália, e depois Bulgária, em maio e outubro de 1915.

Portugal e Romênia em março e setembro de 1916.

Grecia em junho de 1917.

Nesse ínterim, a declaração de guerra dos Estados Unidos à alemanha em april de 1917, dá à guerra, que já envolvia empérios coloniais europeus, um status global."

by Kevin.

Adão Murowaniecki disse...

aee kevin, valeu pela tradução menino dedicado (: