sábado, 23 de agosto de 2008

A Nova China e mesmo assim o comunismo é uma desgraça!

Meus amigos, a matéria que está no post acima, mostra a verdadeira face da China. Esse gigante que desde 1949 tornou-se comunista sob a égide do maior assassino em massa que a história conheceu, o timoneiro Mao Tsé Tung. Quando esteve à frente da China, Mao e sua política assassina, mataram cerca de 70 milhões de chineses. Isso mesmo, meus caros, 70 milhões!

A partir de 1982, Deng Xiaoping sepulta a famigerada Revolução Cultural, implantada na China na década de 60, e dá início à abertura econômica do Regime. Reformas tímidas não resolveram a angústia do povo chinês que passava fome e sofria com uma pobreza extrema. Quando, em 1989, eclodiu o famoso protesto da Praça da Paz Celstial onde 200 manifestantes foram mortos pelo governo, o Partido Comunista Chinês decidiu acelerar o processo de abertura econômica, que acabou ficando conhecido como Capitalismo de Estado.

A pujança econômica da China - provocada pela abertura econômica - tirou 400 milhões de chineses da pobreza só nos últimos 15 anos. Essa abertura, contudo, não trouxe liberdade política nem de expressão e muitos chineses ainda vivem em condições de miséria, mas é inegável que hoje eles vivem bem melhor - do ponto de vista das condições materiais - do que viveram seus pais e seus avós. No próximo post, leia, na íntegra, a matéria de Veja.

Assista a um vídeo no youtube que mostra cenas marcantes do protesto de estudantes em 1989 na China.

Nenhum comentário: