sexta-feira, 15 de agosto de 2008

As Cruzadas 2

No post abaixo, há um trecho do discurso que o Papa Urbano II fez na cidade de Clermont, norte da França, convocando os cristãos de toda a Europa a lutarem no oriente contra os muçulmanos e libertar Jerusalém das mãos dos "infiéis". Leia o discurso. Há passagens reveladoras!

Dissemos em sala que entre o final do século XI e o século XIII, houve 8 cruzadas. Neste link, você verá que houve nove, o desencontro é simples de explicar. Logo após à oitava cruzada, houve mais uma expedição liderada pelo príncipe Eduardo da Inglaterra. Todavia, os efeitos dessa expedição foram tão irrisórios que poucos historiadores a consideram como tendo sido mais uma cruzada. Fica, portanto, o número oficial de 8 cruzadas, mais a trágica cruzada popular, liderada por Pedro, o eremita e a controversa "cruzada das crianças". Estas duas últimas não entram na contabilidade da cruzada oficial.

Clicando aqui, você terá acesso a um resumo de cada uma das oito cruzadas, além do legado, isto é, das conseqüências dessas expedições militares para o ocidente.

Dê especial atenção às quatro primeiras cruzadas e ao legado desses movimentos para o mundo ocidental.

Nenhum comentário: