sábado, 19 de dezembro de 2009

Vestibular 2010 - Unb.

Há uma única palavra para definir a vestibular da Unb neste primeiro dia, no que concerne aos conteúdos de história do terceiro ano do ensino médio: decepção. Serei mais preciso para não parecer que estou implicando com o CESPE. Em dois fins de semana consecutivos, os alunos do terceiro ano do ensino médio que estudaram história com dedicação e afinco foram desrespeitados pelo CESPE. Se no PAS da III Etapa quase nada foi cobrado do conteúdo de história do terceiro ano, no vestibular de hoje eles foram ainda mais radicais: Não cobraram nada!!!

Aí, um desses homínideos sempre relutantes a erigir a coluna e se sustentar sobre os membros inferiores, dirá: e o item sobre o café? Ainda que fosse um item de história em estado puro, mesmo assim, num universo de 120 itens, um é a mesma coisa que nada.

Os alunos do terceiro ano foram testados em seus conhecimentos sobre antiguidade oriental e clássica, além de Idade Média. Uma lástima! Parto do pressuposto de que os candidatos merecem respeito e de que os profissionais que dedicam o ano a preparar os candidatos para esta prova merecem consideração. Na minha opinião, não houve nem respeito com os candidatos nem consideração com os professores da parte daqueles elaboraram os itens de história.

Estive na Sala dos professores sozinho, do jeito que eu gosto. Minha equipe formada por mim e por eu mesmo apresentou algumas dificuldades na resolução dos itens, confesso. Como não havia muitos itens de história, arrisquei-me em searas alheias. Abaixo, o meu gabarito dos itens que fiz.

ITEM 1: E

ITEM 2: E

ITEM 3: E

ITEM 4: E

ITEM 6: E

ITEM 7: C

ITEM 8: E

ITEM 9: E

ITEM 14: C

ITEM 22: E

ITEM 35: E

ITEM 36: E

ITEM 37: E

ITEM 38: C

ITEM 39: C

ITEM 40: E

ITEM 41: E

ITEM 44: E

ITEM 45: E

ITEM 51: E

ITEM 52: C

ITEM 55: E

ITEM 67: E

ITEM 68: C

ITEM 70: E

ITEM 72: C

ITEM 74: C

ITEM 75: E

ITEM 76: E

ITEM 77: E

ITEM 78: C

ITEM 79: E

ITEM 80: C

ITEM 99: C

ITEM 100: E

ITEM 108: C

ITEM 110: C

ITEM 111: E

ITEM 112: E

ITEM 117: E

Dos itens expostos acima, alguns são de literatura, outros de gramática e de filosofia. Além é claro, de geografia e sociologia. Decidi me expor aqui ao ridículo, postando aquilo que eu considerei que podia marcar. Confiram!



3 comentários:

Cecília disse...

Oi Zé Paulo! Realmente faltou muita coisa do terceiro ano, mas eu notei que aqui e ali eles citavam alguma Guerra Mundial ou República Velha e seu café... mas eu fiquei satisfeita, lembrava bastante da I Revolução Industrial, tanto que a citei na minha redação!

Sobre o teu julgamento dos itens, confesso que estou apostando naquele papo de que você "vai sempre contra a maré" haha.
Eis meu gabarito divergente e o (humilde) porquê:

ITEM 1: C, devido a um texto que o prof. Sérgio passou pra gente 'piratas na Somália', só fiquei com dúvida no fim do item que falava sobre tecnologia avançada.

ITEM 3: C, essa foi meio visualização do mapa e eu pesquisei na internet (mesmo não sendo 100% confiável) e diz que realmente a Rota da Seda era monopolizada pelos chineses e unia o Oriente ao Ocidente.

ITEM 7: E, e tudo por uma questão de data. Eu sei que não devia, mas situei o item pelo séc. XIII. Abaixo do mapa há uma legenda que fala em 800 a.C-400 d.C; logo essa cadeia de abastecimento existiria desde então.

ITEM 22: C, considerei Ares como Deus da guerra e pensei "por que não?"

ITEM 45: C, essa eu confesso que bobiei, o item me enrolou total.

ITEM 55: C, a única coisa que pode estar errada no item, ao meu ver, é o fato de que as mudanças nas relações cafeeiras não ocorreram no início do séc. XX.

ITEM 74: De novo eu me ative à datas. Séc. XIX = séc. 19. A Inglaterra foi uma potência marítima e dominou os mares lá na Idade Moderna, se não me engano, por volta dos séculos XV-XVI.

ITEM 110: Mais uma vez, fiz contas. Até o Padre Cícero, acho eu, está certo. Contudo, fala-se de uma tradição milenar de peregrinação tanto no Oriente quanto no Ocidente. Ora, milenar vem de milênio e, considerando o descobrimento da América lá pelo século XIII (sendo bem otimista), não tem como haver peregrinações como uma tradição milenar. Entendo que possam ter usado o termo como 'importante' e tal... Mas quem sabe?

Viu? Me assustei um pouco, e posso estar muito errada. Mesmo assim, obrigada pela tua atenção aqui no blog (falou que ia postar a tua correção e postou!) e desculpa ter escrito tanto.

Zé Costa disse...

Cecília, minha cara, sei que meu gabarito dessa vez não está primando pela qualidade. Estava muito apoquentado esta tarde. Coloquei-o aqui por compromisso com vocês, mas muitos de seus questionamentos são procedentes, como o do item 1, por exemplo.

Quiçá eu esteja errado e você certa. Tomara!!

Cecília disse...

Tomara mesmo, espero que tu mude teu veredicto porque agora já marquei! hehe