sábado, 5 de dezembro de 2009

Enem, mais dificil? Que bom, então!!!

Candidatos fazem provas do primeiro dia do Enem 2009, em São Paulo (Foto: Daigo Oliva/G1)

As provas do primeiro dia do Enem ainda não estão disponíveis na rede. A maioria dos sites, porém, tem deixado disponível a resolução dos 90 itens que compuseram a prova desta tarde. Escolhi o G1 como site de referência, e nele, os professores que resolveram as questões consideraram que houve uma significativa mudança na forma como os conteúdos foram cobrados. Sobretudo em relação à prova que vazou em outubro e provocou tanta celeuma.

No caso específico dos itens de História, informa o site, a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, do Curso Objetivo, considerou o nível bem mais exigentes que o de Geografia.

Uma crítica bastante comum, embora vocês, meus caros, não devem ter ficado surpresos, foi o fato de os enunciados serem excessivamete longos, tornando a prova bem mais cansativa do que já é. De qualquer forma, dos itens que consegui ler, os textos, como cansei de dizer, ajudaram, e muito!, na resolução. Brincava em sala, vocês lembram, que os itens de História da prova do Enem pareciam mais analisar se o aluno sabia ler do que dominar os conteúdos de História. Em dois casos, pelo menos, minha análise se mostrou correta. Não consegui ver todos, repito.

O item que falava da imigração européia na segunda metade do século XIX, por exemplo, poderia ser resolvido apenas com uma leitura atenta do texto de referência.

Estou à espera que a prova seja liberada e eu possa fazer um julgamento mais adequado dos itens de História. Por enquanto, descansem que amanhã tem mais!!!


Nenhum comentário: