Ano que vem, no Brasil, ocorrerá eleições gerais. O eleitor escolherá 26 governadores, 513 deputados e dois terços de Senado, além do novo Presidente da República. Será a sexta eleição direta para presidente desde o fim do regime militar. Campanhas publicitárias, jingles, filmes, panfletos, adesivos, toda sorte de propaganda política procurará mobilizar o eleitor brasileiro. Mas... e na eleições de 1950, quando Getúlio Vargas retornou ao poder pelo voto direto, como foi a campanha? A Fundação Getúlio Vargas, em seu site na internet, dispõe filmes e canções sobre a dita campanha. Destaco dois links. No entanto, recomendo todos!
O primeiro link (clique aqui) nos leva a uma famosa marchinha que enaltecia a figura de Vargas. A marchinha se chama Gêgê, uma forma de buscar uma intimidade entre o eleitor e o candidato Vargas.
O segundo link (clique aqui) nos leva a um filme publicitário, onde Getúlio Vargas aparece em sua propriedade em São Borja. Fique atento para a figura de Adhemar de Barros, governador de São Paulo pelo PSP que apoiou Vargas nessa eleição emtroca do apoio de Getúlio nas eleições de 1955.
Insisto. Clique aqui e conheça outros arquivos de som e vídeo sobre Getúlio Vargas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário