quarta-feira, 15 de junho de 2011

Um exemplo de totalitarismo.


Jovens passeiam em Teerã - Foto: / AFP

Leiam a notícia, volto em seguida.

Irã proíbe homens de usar colares

TEERÃ - Depois de, no ano passado, determinar uma relação de acessórios proibidos nas universidades e estabelecer os tipos cortes de cabelo permitidos no país, o governo do Irã decidiu acrescentar um item à lista de ameaças à sociedade: colares. Segundo a agência estatal Irna, estão proibidos, a partir de agora, que homens usem o adereço - considerado não islâmico.

Os cerca de 70 mil homens da chamada Polícia da Moral estão nas ruas de grandes cidades como Teerã em busca de infratores para conter o que o governo dos aiatolás considera "uma invasão vulgar do Ocidente". A determinação controversa ocorre poucos dias depois de o Parlamento receber um projeto de lei criminalizando a posse de cachorros, considerados "um problema cultural".

- A garantia dos planos de segurança morais foi pedida pela nação e vai continuar até que as preocupações do povo sejam devidamente tratadas - afirmou o vice-comandante da polícia iraniana, Ahmadreza Radan.

Tradicionalmente, cachorros não são bem vistos na cultura muçulmana - que os considera sujos. Poucos iranianos mantêm animais de estimação, mas não é raro vê-los entre as classes mais abastadas, sobretudo na região ao norte de Teerã. Os cães aliás, já vinham sendo alvo de uma campanha desde o ano passado, quando o aiatolá Makarem Shirazi, um proeminente clérigo, decreto uma fatwa contra o melhor amigo do homem.

Nesta terça-feira, o líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, reiterou as mudanças em um encontro com líderes do Conselho Supremo da Revolução Cultural. Segundo ele, a cultura define a identidade da nação, e é papel da entidade combater "a complicada ofensiva cultural do mundo arrogante".

- Se um país parece avançado, mas sofre de uma cultura imoral e aspectos espirituais (imorais) é uma nação corrupta - advertiu o aiatolá, citado pela agência estatal estudantil Isna. Fonte: O Globo - 14/06/2011.

Link
Voltei.

Uma diferença fundamental entre um regime totalitário e um regime autoritário é que no primeiro caso o Estado se imiscue em todos os setores da sociedade, até nos mais privados, como o tipo de uma roupa ou um corte de cabelo, por exemplo.

Exemplos de interferência do Estado na vida privada dos cidadãos caracterizaram, nas décadas de 1920 e 1930, os regimes fascistas e comunistas no mundo. Voltarei ao tema, no mesmo post, uma outra hora.


Nenhum comentário: