domingo, 30 de janeiro de 2011

Vejam como vive um cubano!

Quando uma criatura cheia de boas intenções vem com aquele lero lero de que o socialismo é um sistema mais justo, mais humano e solidário, onde as desigualdades sociais não aviltam o nosso senso de justiça; ao contrário do sistema capitalista que é egoísta, só pensa no lucro e transforma tudo em mercadoria, levando as pessoas a uma vida vazia e sem sentido, faço uma proposta bastante bem-humorada: proponho ao interlocutor cheio de ideias de justiça que conheça um país socialista. Sugiro, pela proximidade e também por falta de opção, a ilha de Cuba. Conheçam Cuba. Vivam na ilha como cubano e depois me digam se ainda terão coragem de defender o socialismo. Enfim, brinco dizendo: troque um brasileiro bocó por um cubano infeliz.

Não é que um jornalista americano topou a ideia? Calma, foi só coincidência. O jornalista americano decidiu viver em Havana por 30 dias com um salário de jornalista cubano, cerca de 15 dólares por mês. Em cuba, os médicos ganham 30 dólares por mês, os aposentados não recebem mais que oito dólares e por aí vai. Quem se dipuser a ler o relato clique aqui e conheça a vida de um cubano.


5 comentários:

Anônimo disse...

Aluno La Salle

Caro professor, uso este espaço que é destinado a comentários, para fazer uma observação, boba, porém notável! Em sua sinopse da reportagem "Vejam como vive um cubano!" creio que tenha cometido um engano quanto ao salário de um médico cubano, pois na reportagem de Patrick Symmes consta como sendo 30 dólares, não 20. Abraços.

Zé Costa disse...

Caro aluno, obrigado pela correção. Você está certo. Um médico em Cuba ganha em média por mês 30 dólares e não, 20. Vou corrigir no post.

Anônimo disse...

Ahhhhh, sendo assim está tudo bem. Que equívoco terrível, e eu achando que os médicos em Cuba ganhavam mal, mas foi o erro do redator.

Anônimo disse...

aposto como esse anônimo foi embora pra Cuba de tão feliz que ficou ao saber o salário de um médico!!!

Unknown disse...

Como os médicos que ficaram em cuba devem estar com inveja. No Brasil eles ganham quase $400,00, alem de do bem mais imensurável que existe a liberdade, ou, pelo menos em parte.