sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Discurso II

(Leia primeiro o post abaixo)

Ilustríssimos professores, senhores pais, queridos alunos, boa noite.

É sempre gratificante chegar ao final de um longo processo e ter a consciência do dever cumprido. Vocês venceram obstáculos. Não se deixaram intimidar por dissabores ou reveses. Avançaram, às vezes mais depressa, outras vezes mais devagar, em direção às metas estabelecidas e as atingiram. É por isso que esta noite é uma noite de celebração.

Não foram poucas as angústias e os temores que assolaram os seus corações. Tentamos como professores, e, sobretudo, como companheiros, nessa jornada difícil e recompensadora, que é o trabalho em sala de aula, dar a vocês segurança e tranqüilidade; apoio e compreensão e, acima de tudo, a nossa dedicação. Dedicação exemplificada pela paciência e pela perseverança. Paciência para entender que cada um tem o seu tempo particular para aprender, e perseverança para nunca desistir, mesmo nos momentos em que vocês estavam pessimistas quanto à realização de suas metas e objetivos. Por isso, queridos, a festa de vocês é também um pouco nossa.

Inevitavelmente, a vida de cada formando será outra a partir de agora. O mundo, com os seus desafios e exigências, cobrará de vocês algum tipo de ação. O que o futuro lhes reserva não sabemos. Há tantas variáveis que não controlamos... Mas queremos deixar nessa noite uma única certeza: a de que daqui ficaremos torcendo pelo sucesso profissional e pessoal de todos vocês. Mais: que estaremos sempre aqui, tanto para celebrar suas conquistas quanto para apoiá-los e confortá-los, nos momentos difíceis que a vida sempre nos reserva. Continuem contando com o colégio La Salle e, especialmente, com os seus professores.

Nós abraçamos uma profissão que vem sendo há anos desprestigiada. É tão raro um aluno sonhar em ser professor. São tantos os desestímulos para se tornar professor que é impossível não sentir um imenso orgulho dos nossos colegas.

Olhem bem para cada um dos professores que estão aqui. Todos eles, apesar de tantas dificuldades, esmeraram-se em oferecer a vocês um trabalho sério, digno e competente.

O que nos move, portanto, não é o status social de ser professor, mas aquela satisfação que existe no coração de cada um de nós, quando vê o crescimento intelectual do seu aluno. E o crescimento de vocês impressiona. Não há recompensa maior, acreditem!

Queremos concluir essas palavras fazendo um pedido especial. Nunca esqueçam ou negligenciem aqueles que são, e que nunca deixarão de ser os maiores responsáveis por tudo em suas vidas: os seus pais. Nenhum dissabor, contratempo, mágoa ou ressentimento deve ser capaz de macular o amor e o carinho que vocês devem a eles. A alegria, o orgulho e a satisfação que hoje vocês estão proporcionando a quem os ama acima de tudo não têm tamanho. É também por isso que a alegria deles, certamente, é maior que a de vocês.

Beijem seus pais e suas mães e, com reconhecimento, lhes digam: “Muito obrigado por tudo que vocês fizeram por nós”.

Que Deus abençoe cada um de nós.

Boa-Noite.


PS: Quem tiver fotos e as quiser enviar para eu anexá-las a esses posts enviem para o e-mail nejpsc@gmail.com