segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Um pedido de Thiago Luiz.

O que seria dos professores sem os alunos, hein? O aluno Thiago Luiz da turma 302 e membro do coral do colégio La Salle da Asa Sul, recomendou-me a peça 1812 Overture do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, pedindo-me, vejam só, a relação da música com a história da Rússia. Vamos ver, Tiago, se satisfaço sua curiosidade.


Em 1812, o até então invencível exército napoleônico sofreu um duro golpe quando a Rússia do czar Alexandre I decidiu romper o famoso Bloqueio Continental que o general e imperador francês impusera ao continente desde 1806, no intuito de sufocar a economia britânica e assim enfraquecê-la possibilitando a vitória da França sobre o reino do outro lado do canal da Mancha.


Teoricamente perfeito, o plano de Napoleão Bonaparte esbarrava num problema prático bastante simples: os países que faziam comércio com a Inglaterra dependiam desse comércio para o próprio desenvolvimento. De forma simples: além de sufocar a economia britânica, o Bloqueio também sufocava a economia desses reinos. Para o plano funcionar, a França de Napoleão deveria assumir no continente o papel comercial da Inglaterra. Nada mais improvável naqueles tempos em que a França ainda colhia os frutos amargos da Revolução Francesa. Estrangulada pelo Bloqueio Continental, as regiões dominadas por Napoleão definharam economicamente e coube à Rússia, a partir de 1812, desafiar a ordem do imperador francês e não mais obedecer ao impedimento de fazer comércio com a Inglaterra. Começava ali o fim do Bloqueio Continental e do Império Napoleônico.


Os historiadores dizem que Napoleão chegou a levar para a sua campanha na Rússia cerca de 600 mil homens, uma força expressiva, no intuito de humilhar o império russo. Todavia, numa estratégia radical e desesperada, o czar Alexandre I adotou a medida da “terra arrasada”, determinando que campos e casas que estivessem no caminho do exército napoleônico fossem incendiados retirando a chance das tropas napoleônicas se aproveitarem, como era de seu feitio, das provisões que saqueavam das terras por elas invadidas e de ocuparem as casas que encontravam pelo caminho.



Napoleão volta derrotado da Rússia. Era o início do fim...


Sem comida, abrigo e diante do rigoroso inverno russo, a campanha de Napoleão foi um desastre. Não se sabe ao certo o número das baixas francesas, mas foram imensas e enterram de vez o mito de que Napoleão não podia ser derrotado. Combalido, o general francês era o retrato do fracasso. A partir de então, uma coalizão formada pela Inglaterra, Rússia, Prússia e Áustria vai impingir uma série de derrotas ao exército de Napoleão, culminando, em março de 1814, na rendição do exército francês e na prisão, na ilha de Elba, do homem que por 15 anos foi o senhor da Europa.


Em 1815, com o auxílio de simpatizantes jovens, idealistas e pouco armados, Napoleão voltou ao poder na França – o famoso governo dos Cem Dias -, mas na batalha de Waterloo, na Bélgica, o general francês foi mais uma vez derrotado pela coalizão que o derrotara no ano anterior. Dessa vez, porém, foi mandado para a ilha de Santa Helena, no Atlântico sul, onde morreria anos depois.


A peça de Tchaikovsky foi composta por volta de 1880 e apresentada pela primeira vez em 1882¹. A obra saúda a vitória dos russos sobre o exército de Napoleão. Das melodias mais bonitas da peça, destaco o momento (por volta dos 6 minutos e 30 segundos) em que se ouve a Marselhesa, hino da Revolução Francesa, fazendo uma óbvia alusão às tropas napoleônicas. Em seguida uma canção russa em homenagem ao czar se sobrepõe ao hino francês, simulando uma batalha. Ao final, Tchaikovsky tem o requinte de pôr na peça tiros de canhão. Genial!


Vale a pena ouvir a música desse gigante da música erudita que foi Piotr Illich Tchaikovsky.




1 – A informação foi colhida na Wikipédia



5 comentários:

Thiago disse...

valeu zé paulo! Tinha lido sobre isso na wikipedia tbm e n tinha entendido mto bem, agora faz mais sentido ^^. Eu tive a oportunidade de ouvir o hino Frances e li um pouco a respeito estudando essa música (1812 Overture), mas n consegui achar essa canção russa q ele tbm mistura com a música "Deus Salve o Czar" =//. Pode ate parecer um pensamento idiota mas n sabia q a Russia fazia parte do imperio frances e agora sei porque a França decidiu atacar a Russia xD.

PS: espero n mudar o objetivo do blog q n é sobre musica e sim a historia dela xD.

Anônimo disse...

Legal professor, pena que a música estava tão baixinha em meu computador. O Thiago disse que depois da uma passada aqui.

Zé Costa disse...

Thiago, não se preocupe em "desviar" o objetivo do blog, afinal, aproveitei sua sugestão para explicar um pouco de história também.
..............................

Não deixe de ouvi-la, Ana! Mesmo com som baixinho, viu?

Eu, pessoalmente, não conhecia essa composição de Tchaikovsky. Do compositor russo, só conhecia suas valsas e o 1° movimento do Concerto n° 1, que aliás, é o meu preferido, por razões que depois, talvez, eu explique.

Obrigado meninos pela gentileza de vocês de estarem sempre por aqui.

Fiquem com Deus!

Anônimo disse...

Oi professor!
Adorei seu blog. O texto é muito interessante e a música é maravilhosa.

Zé Costa disse...

Obrigado, Millene! Utilize este espaço para aprofundar seus conhecimentos e, se quiser, participar comentando, perguntando,discordando, criticando

O blog é de todos vocês!