terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Stálin X Trotsky

Após a morte de Lênin, em 1924, o comando da Revolução foi disputado entre os colaboradores mais próximos do líder máximo dos bolcheviques. Hoje se sabe que Lênin tinha uma preferência por Trotsky, mas convalescendo de um derrame, o chefe dos bolcheviques não tinha mais força para fazer prevalecer a sua vontade. A incapacidade física de Lênin deu a Stálin a oportunidade necessária para se tornar o líder da Revolução. Disciplinado, incansável e com boa reputação entre a maioria dos membros do partido (o que em se tratando de bolcheviques significava crueldade e frieza com os inimigos), Stálin não deu à mínima para a preferência de Lênin por Trotsky.

Diretor do jornal Pravda, que por ironia significa verdade em russo, Stálin não sentiu pudores de enganar o próprio chefe moribundo que numa cama recebia o jornal sem saber que se tratava de uma edição falsa, previamente preparada a mando de Stálin para não aborrecer o Grande Líder. Se Stálin era capaz de enganar o próprio Lênin o que não faria para esmagar Trotsky? Nessa conjuntura, não havia muita chance para o preferido de Lênin.

Nos livros didáticos de história essa disputa entre Stálin e Trotsky se resume aos modelos de revolução que cada um defendia. Leon Trostky era partidário da revolução permanente e imaginava que se a revolução socialista não se difundisse pela Europa o próprio regime na Rússia estaria ameaçado. Stálin, por sua vez, acreditava que antes de tudo era preciso consolidar o socialismo na Rússia para só depois pensar em difundi-lo.

Mais do que divergências teóricas, Stalin e Trotsky disputavam mesmo era o poder de comandar a revolução. Nessa disputa, Trotsky saiu em desvantagem. O preferido de Lênin era considerado arrogante entre os companheiros de armas que, além disso, viam seu "brilhantismo" intelectual com desconfiança. Para piorar, a máquina do partido e os meandros da burocracia eram controlados por Stálin. Isolado no partido e mais tarde afastado de suas funções no governo por ordens de Stálin, Trotsky foi perdendo força até ser expulso do país em 1929. No exterior criticou o socialismo de Stálin acusando-o de se desviar do socialismo imaginado por Lênin.

Antes de mandar matar Trotsky no México, Stálin decidiu matá-lo na história. Num exemplo notório do que seria a política bolchevique de fazer sumir da história pessoas ou ideias tidas como inimigas, o camarada Stálin determinou que todos os registros fotográficos onde Trotsky aparecia ao lado de Lênin fossem alterados. Assim, nas fotos oficiais que contavam a história da Revolução de Outubro, Lênin que quase sempre tinha a companhia de Trotsky, aparece nas imagens sem o seu companheiro. Vejam dois exemplos abaixo:


Acima, Lênin discursando em frente ao teatro Bolshoi em Moscou. Repare em Trotsky ao lado do palanque. Abaixo, a mesma foto sem a presença de Trotsky.





Outro exemplo de como Stálin procurou apagar a memória de Trotsky da História. Aqui, o criador do exército vermelho está ao lado de Lênin. Veja, abaixo, como essa foto ficou depois das ordens de Stálin.




Aproveito o ensejo para sugerir a leitura de um clássico escrito em 1948 e que deveria ser leitura obrigatória de todo jovem que almeja chegar à universidade. Refiro-me ao livro 1984, de George Orwell, pseudônimo do escritor inglês Eric Blair, que de forma magistral mostra como seria o mundo se governado por regimes totalitários, como o fascista ou o comunista. Nesse livro há várias referências ao regime comunista da União Soviética. Uma dessas referências, claramente influenciado pelo que acontecia na União Soviética, o autor nos fala de um Ministério da Verdade onde havia o Departamento de Registro, em que trabalhava Winston Smith, personagem central do livro, cujo trabalho consiste em fazer desaparecer dos registros históricos fatos e pessoas que são tidas como inimigas do Partido. Além disso, esse departamento ajustava a história às conveniência do Grande Irmão (Big Brother) que se era contraditado pelos fatos, mudava-se os fatos para que o Grande Irmão parecesse aos olhos do povo, infalível! O livro é excelente!







30 comentários:

Anônimo disse...

Que absurdo, professor! Esse Stálin era realmente um falso líder, já que precisou apagar a memória de Trótski para poder perpetuar suas idéias. Um grande país como a Rússia e com a enorme capacidade revolucionária que tinha deveria ser liderado por alguém de intelecto forte capaz de difundir as idéias socialistas prezando, em primeiro lugar, a própria Rússia... Em seguida o mundo todo, mas não da forma como Stálin fez...

Pelo menos, poderia ter sido diferente. Ou não.

Zé Costa disse...

Espere o próximo post que vai revelar mais coisas.... Aguarde!

Anônimo disse...

Professor, como assim vai revelar MAIS coisas? Coisas que você não falou em sala? Não é possível, eu achava que Stálin já tinha mudado meu conceito de loucura e maldade... e depois de tudo o que ele fez ainda tem mais. Foi a mulher dele que se matou? Se sim, que irônico. :S

Zé Costa disse...

Ananda, ao que tudo indica, Stálin é inocente desse crime. Nádia, a segunda mulher dele, sofria de depressão e numa noite, após um jantar, matou-se com um tiro. Segundo o historiador Sebag Montefiore, no livro Stálin, a Corte do Czar Vermelho, o suicídio de Nádia perturbou a mente já perturbada de seu marido. Coincidência ou não, a frieza de Stálin e sua obstinação em eliminar os adversários aumentam significativamente depois dessa tragédia.

Sobre as novas revelações, tem a ver com Lênin e Trotski. Espere!

Anônimo disse...

Pelo menos dessa ele se safou ;)
Agora você diz que ele piorou depois disso... Deve ter se sentido culpado por perder tempo mandando matar pessoas em vez de ajudar a esposa, e aí decidiu fazer valer o cargo de grande representante do socialismo rsrsrs

Unknown disse...

**esperando pelas grandes revelações**

Tamara Soares disse...

Oii Professor Zé Costa , estava pesquisando sobre a Revolução Russa e achei seu blog . Gostei muito da forma que o senhor falou sobre Trotsky , e Stalin . consegui entender bem o conceito deles. Quero parabeniza-lo por suas postagens, que são muito boas. Daqui para frente o senhor terá mais uma visitante em seu blog, pois adoro história e vi que com seus textos compreendo bem os conteúdos. Abraços !

Zé Costa disse...

Obrigado Tamara.

Qualquer dúvida, é só perguntar!

Aproveite para acompanhar nossos posts sobre a Guerra de Canudos!

Zé Paulo.

Rafael disse...

Olá,Zé costa
Pelo que eu entendi o senhor é professor e história de ensino fundamental em algum lugar do Brasil,meu nome é Rafael Gomes curso a oitava série nono ano ensino fundamental no Colégio Frei Orlando em BH,e estava fazendo uma pesquisa sobre a luta de Trotski e Stálin e encontrei seu blog gostei muito de seu post muito bem escrito ótima postagem, e me ajudou muito

obrigado.

Zé Costa disse...

Oi, Rafael!

Obrigado pela visita e pelas palavras. Dou aulas em Brasília, sempre que precisar é só vir aqui.

Um abraço.

Anônimo disse...

Só não podemos confundir o Socialismo Real de Stálin com o Comunismo e também de contextualizar a situação Russa na época!
Há, mais uma coisa, por favor tu que és professor de história não faça um texto sem identificar as fontes!!!!!

Mya disse...

nossa !! adorei o seu blog professor, gostei muito do modo como vc explica, porque ja li varios conteúdos de livros ,sobre esse assunto das divergências entre Totsky e Stálin, mas nao tinha entendido muito bem, vc esclareceu minhas dúvidas , agora sei onde vim pra esclarece-las. Muito Obrigada!!!!

Aristedes disse...

Professor, sou estudando do 3º ano do Ensino Médio e adoro História. Eu leio sempre coisas sobre socialismo e comunismo e queria agradecer pelo seu trabalho no blog.
Pelo que eu vejo Trotkys é muito mal falado, então eu fico a pensar, será ele um mal ? pelo que acho que sei sobre Stalin,
ele matou muita gente e nesses tantos, grandes líderes comunistas.Não gosto desta ideia

O livro que você sitou, meu amigo tem, eu vou pegar pra ler, tava pensando em lé-lo.

Como o senhor acha que seria a união soviética com Trotkys ?

Abraço, espero resposta.

Zé Costa disse...

Não sei se vou decepecioná-lo, Aristides,mas recomendo o post cujo link está abaixo.

http://blogdozepaulo.blogspot.com/2009/03/lenin-um-democrata.html

António disse...

Professor Zé Costa. Sou militante do Partido Comunista Português desde a Revolução de 25 de Abril de 1974 (Revolução dos Cravos) e gosto bastante de história política e não só. Em relação ao seu post: Stalin X Trotsky, concordo em absoluto com ele. Faz uma narrativa na perfeição acerca das duas personagens da Revolução de Outubro de 1917. Trotsky, foi um intelectual marxista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e rival de Stalin na tomada do PCUS à morte de Lénin. Expulso por "aquele" da ex-URSS em 1929, refugiou-se no México, até onde foi perseguido e assassinado em 21 de Agosto de 1940, por Ramón Mercader, um agente de Stalin!. Na certeza porém, eu continuo comunista, porque acredito que só o Socialismo e o Comunismo resolverão os grandes desafios a que a humanidade tem pela frente. Uma sociedade sem classes, sem exploradores e sem explorados!!! Será utópico?!... Isto vai, meus amigos, isto vai!...

Anônimo disse...

professor ..tou adorando seu blog ...mas eu queria saber qual a importância da construçãoe preservação da memória oficial para a constituição de um regime de poder!? o srº poderia me responder ?! bjs espero a resp; anteciosamente ! ^^

Isadora disse...

Muito obrigada pelo texto, professor!
Também estava pesquisando sobre trotsky e stalin e achei seu blog.
Agora estou entendendo melhor o que cada um era e defendia na revolução russa...
parabéns pelo ótimo blog!

Carol disse...

Ótimos post professor, me ajudou bastante no trabalho da Revolução Russa que estou fazendo.

Anônimo disse...

Grandes Historiadores!
Sempre Estudei nos grandes livros da Burquesia Que Stalin Era um Mostro e Trotsky era o Melhor
mais depois fui Aprofundando nos Estudos e Descobri que os Tolos repetem a mesma Historia!
Assim o Capitalismo se fortalecera mais ainda
todos que falam demais nunca deixara de mamar do capitalismo para ir para a luta!
mais um dia a Historia sera contado pelo povo sem internet se bajuladores...
vocês são muito inteligentes
grandes Historiadores!!!

Zé Costa disse...

Oh, anônimo, que ironia sutil a sua! Vá frente e continue acreditando nas mesmas tolices que o fazem escrever da forma que escreveu esse comentário. Avante, valente!

Anônimo disse...

Ola , prof estoou escrevendo para daar os parabeins . Adoreei oque vooç postoou eem seeu blog me ajudoou muito *-* , e poor isso voou ir muito beem no meeo trabalho !
Obg .

Laércio S de almeida disse...

Se nós humanos não fossemos tão arrogantes na nossa essência, o socialismo seria ultrapassado, pois já teríamos evoluído par o comunismo.
O fato só de você ser solidário, de amor ao próximo já mostra ser possível.Se exercitarmos mais esses sentimentos, a arrogância se dissipará.
Ah! Sou comunista sim com muito orgulho. Não pelo passado, e sim pelo futuro.
Chega de desigualdade social!

Zé Costa disse...

"Sou comunista sim, com muito orgulho!" Essa frase resume bem o que você é: Ou um ignorante ou um cínico. Talvez as duas coisas juntas

Anônimo disse...

Professor, meus parabéns pelo post. É incrível ver que alguém ainda anda na famosa "linha do meio", onde não se entrega aos fascínios do capitalismo, e nem aos textos românticos do socialismo. Gostei muito, de verdade!

Anônimo disse...

Olá Professor. Meu nome é Diego, sou docente em Belo Horizonte. Gostei muito do seu blog.
Somente uma observação no final de seu post: o comunismo não é um regime totalitário. O socialismo sim. Salve Karl Marx!
Saudações!

rafael paiva disse...

Professor Zé Costa...
Preciso fazer um trabalho que necessita dos pontos da disputa dos dois e do desenlace! Séra q pode me ajudar?

Matheus Barbosa disse...

Muito bom! Também recomendo a leitura do livro "A revolução dos Bichos", que em uma sátira, faz uma bela comparação à história soviética. Abraços!

Anônimo disse...

Parabéns, professor! Poucos tem a coragem de falar sobre socialismo e comunismo de forma a expor seus equívocos e tiranias. Qdo li a frase do Laércio S. de Almeida "O fato só de você ser solidário, de amor ao próximo já mostra ser possível.Se exercitarmos mais esses sentimentos, a arrogância se dissipará." vi que o rapaz teve uma excelente lavagem cerebral, pois este comportamento é típico de um cristão, enquanto o socialismo e comunismo defendem o ateísmo. Mais uma vez as ideologias dominadoras tomam p si a verdade do outro e as reedita como suas. Abçs.

Ana Luísa disse...

Sobre "1984", o livro é incrível e deveria ser lido realmente por todos os jovens. Acho que o livro exemplifica muito bem o estabelecimento não só socialismo na Rússia mas também de todo regime autoritário. Em alguns trechos do livro, identifiquei características tanto do Estado Novo de Vargas como do governo de Hitler, portante é uma leitura interessantíssima. Porém, acho que "Revolução dos Bichos", também do George Orwell, é um melhor relato sobre o embate entre Stálin e Trotsky, sendo também um ótimo livro. Recomendo também, sobre esse tema, a leitura do livro de John Reed (jornalista americano), "Os dez dias que abalaram o mundo".

Anônimo disse...

Então a pruncipal diferença entre trotsky e Stalin é que um queria a revolução permanente e o outro o socialismo em um único país