quarta-feira, 7 de maio de 2008

As Conquistas de Otávio.


Meus amigos! Clicando na imagem o mapa fica muito mais nítido. Observe-o com atenção.

A expansão territorial romana começou ainda no regime republicano, por volta do século III a C. O ponto de inflexão foram as vitórias romanas nas Guerras Púnicas, sobretudo a Segunda, quando a vitória do exército romano sobre o exército cartaginês transforma a cidade na maior potência do mundo antigo. É essencial não esquecer que a construção do império, isto é, as conquistas territoriais, foram iniciadas e consolidadas em sua grande parte, quando o regime ainda era uma república.

Todavia, algumas regiões foram anexadas ao império romano só na Era dos Imperadores. Nesse ponto, coube ao imperador Otávio a maior parte dessas conquistas.

No mapa acima, você pode acompanhar a evolução das conquistas territoriais conduzidas por Otávio.

Mais tarde, no governo do imperador Trajano, 117 d C, o império romano alcançará sua extensão máxima. Os reinos subordinados serão anexados ao império e a Britânia, atual Inglaterra, será conquistada e passará a fazer parte do império romano.

Traduzindo as legendas do mapa acima.

Em amarelo, as conquistas territoriais até à ascensão de Otávio ao poder.

Em verde escuro, as conquistas de Otávio entre 31 a C e 19 a C

Em verde claro, as conquistas de Otávio entre 19 a C e 9 a C

Em verde mais claro, as conquistas de Otávio entre 9 a C e 6

Em rosa, reinos subordinados a Roma



2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Zé Costa,
Estou fazendo um trabalho de IC sobre Aníbal, cartaginês. Esse seu mapa, embora não se refira às guerras púnicas, me ajudaria bastante a me localizar, já que é um mapa da época. Será que dá para você me mandar por e-mail (dablas@mail.com)?
Agradeceria de coração!

Zé Costa disse...

Cara Denise,

O mapa em questão obtive na internet, portanto, não é meu. É fácil obtê-lo. Basta que você clique com o botão direito do mouse sobre o mapa, copie a imagem e cole no documento que você desejar. Se quiser salvar a imagem em seu computador, clique com o botão direito do mouse, escolha opção "salvar a imagem como" e o download será feito.

Sugiro, uma vez que você está fazendo um trabalho sobre o mais famoso membro da família do Barca de Cartago a leitura de dois livros sobre Roma: História de Roma, de Rostovtzeff e Helenismo, de Toynbee

Um abraço.

Qualquer dúvida entre em contato no e-mail: nejpsc@gmail.com