sexta-feira, 15 de abril de 2011

Camisas com a suática? Pois é.

Em breve estudaremos em sala de aula os movimentos fascistas que ascendem ao poder na Europa após a I Guerra Mundial. Apesar da ideologia do ódio e da violência, ainda hoje muitos jovens ainda são seduzidos por essas ideias nefastas. Leiam com muita atenção a matéria -clique aqui - sobre a prisão de um homem que confeccionava camisetas com a suástica, ao que tudo indica para uma festa que comemoraria o aniversário de Hitler.


Aproveito o ensejo para recomendar o filme UMA OUTRA HISTÓRIA AMERICANA. É um filme tenso, mas muito instrutivo sobre como os jovens são seduzidos por grupos neonazistas e, claro, as consequências disso.


Só uma reflexão: Que os fascismos devem merecer o desprezo e o rechaço das pessoas decentes e de bem, não há dúvida. Que a suástica dos nazistas é o simbolo da morte e da intolerância, todos sabemos e acho que a maioria a repudia. Apenas me pergunto por que a foice e o martelo, que simbolizam o comunismo, que nada mais foi que outro tipo de fascismo, é visto ainda hoje como um símbolo da liberdade e da justiça.

3 comentários:

Germano disse...

Para esclarecer melhor a questão do símbolo nazista, que como um regime fascista, adota um uma imagem para disseminar suas idéias. Deixo postado este link explicando com clareza que a SUÁSTICA em sí, não é originalmente um simbolismo nazista. http://www.brasilescola.com/historiag/suastica.htm

Zé Costa disse...

Olá, Germano!

De fato, e isso já foi discutido em sala de aula, a suástica não foi inventada pelos nazistas. É um símbolo presente em muitas culturas antigas; no entanto, hoje, acho que durante muito tempo, a suástica vai ser lembrada como o símbolo da morte e da intolerância.

Fiz em sala e repito aqui a mesma analogia. Se da mesma forma é impossível hoje - e isso há 2 mil anos! - não associar a cruz ao cristianismo, mesmo originalmente nada tendo a ver com ele, a suástica será associada ao nazismo.

Ainda esse ano estudaremos as práticas nazistas nos campos de concentração. É o horror que não pode ser esquecido, Germano!

Germano disse...

Endendo sua colocação Zé Paulo e também compartilho da mesma ideia, no entanto sempre é bom esclarecer os fatos, pois até hj existem suásticas cravadas a mais de mil anos nas portas de templos orientais e em estatuetas de Deuses(por exemplo Bunda), para que não se tenha a ideia ignorante de associar-lhes ao nazismo.
Como já comentei com o senhor na aula, a minha viagem que fiz para Alemnha pude observar bem o que foi o campo de concentração, e realmente é algo para nunca mais ser esquecido.