segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O estopim e o efeito dominó

Clique aqui e assista a um vídeo, em inglês, que explica a Política de Alianças que levou as potências europeias à guerra em 1914. O vídeo também se refere ao assassinato do arquiduqe Francisco Ferdinando e de sua esposa, Sofia, em Sarajevo.

Abaixo, a tradução do vídeo feita ano passado pelo aluno Kevin. Vocês estão livres para melhorar a tradução, caso seja necessário.

Tradução

"Na manhã de 28 de junho de 1914, a comitiva do arquiduque da Áustria se dirigia em direção à prefeitura da cidade de Sarajevo, quando se escutou uma bomba em sua direção.

O arquiduque, sentado no segundo carro, não se feriu e foi capaz de continuar sua rota. Meia hora depois, enquanto retornava, a comitiva parou em frente a Loja de Schiller, onde um jovem bósnio-sérvio, Gavrilo Princip, estava esperando. Princip disparou 2 tiros, mortalmente ferindo o herdeiro do trono austríaco e sua esposa.

Esse ataque foi realizado por um grupo de jovens naciolistas bósnios hostis à presença austríaca.

Nas semanas que se seguiram, o governo vienense usou o evento para desafiar a Sérvia, que estava planejando reunir todos os povos eslavos do sul numa Iugoslávia maior, assim ameaçando a unidade do Império Austro-Húngaro.

28 de julho: Viena declarou guerra contra a Sérvia e bombardeou Belgrado.

30 de julho: Rússia, protetora da Sérvia, declarou uma mobilização geral

1º de agosto: Alemanha, aliada da Áustria, declara guerra contra a Rússia, enquanto que a França tambem mobilizou suas forças.

3 de agosto: Alemanha declara guerra à França.

No dia seguinte, 4 de agosto, a violação da Alemanha a neutralidade da Bélgica força a Inglaterra a juntar-se a França e Rússia na guerra.

Numa questão de dias, o sistema de alianças estabelecidas na Europa mergulhou o continente em guerra.

A opinião pública, na grande maioria dos países, falhou em se mobilizar para preservar a paz.

A guerra, que deveria ser de curta duração, teve, ao contrário, duração de mais de 4 anos e se espalhou progressivamente para outra beligerância:

O Império Otomano entrou na guerra em novembro de 1914.

Itália, e depois Bulgária, em maio e outubro de 1915.

Portugal e Romênia em março e setembro de 1916.

Grecia em junho de 1917.

Nesse ínterim, a declaração de guerra dos Estados Unidos à alemanha em april de 1917, dá à guerra, que já envolvia impérios coloniais europeus, um status global."

Nenhum comentário: