"O objeto próprio da história consiste, antes de tudo, no conhecimento dos relatos verdadeiros, no seu teor real, e em seguida na indagação por quais razões fracassou ou triunfou aquilo que foi dito ou aquilo que foi feito(...) se negligenciarmos os discursos verdadeiros e os que lhe deu origem, substituindo-os por argumentações falaciosas e por extensões retóricas, nada mais fazemos que suprimir o objeto da história." Políbio, História.(século II a C)
3 comentários:
Prezado Zé Costa,
só agora vi seu comentário em meu artigo sobre o curso de História Política do Brasil que ministrei em janeiro. Absorvo bem seus comentários. Existem autores que divergem entre si e isso é o que faz salutar o debate histórico-político. Sei que um grande desafio abordar tão grande período histórico, mas é um exercício fundamental e desafiador (ao mesmo tempo). Estou lendo no momento livro de Bolivar Lamounier (cientista político) "Da Independência a Lula: dois séculos de política brasileira" Ed. Augurium. Coincidemente o mesmo período do curso que ministrei e estou aperfeiçoando para uma segunda edição e, quem sabe, a produção de um livro.
Lamounier discorda da visão patrimonialista de Faoro, é interessante, mas ainda acho o Faoro mais convicente.
Abraços amigo.
professor, aqui está os videos em que te avisei sobre a Era vargas, o àudio não está muito bom, por isso na hora de ver eles precisa de muito silêncio, mas ele explica a era vargas de uma forma interessante, o video é dividivo em quatro partes.
parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=EKTNP4YC3dk&feature=channel
parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=eB2aoj7CtK4&feature=channel
parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=d6_GbnHGd8o&feature=channel
parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=G5A6u86B0mQ&feature=channel
Adorei o Blog e comentei entre amigos.
Ainda, imprimi, para outros, as lições sobre Ditadura e Militância Política aqui inseridas da lavra de Marco Antonio Villa.
Prazer e muito obrigado.
André
Postar um comentário