quarta-feira, 10 de setembro de 2008

"Se queres aprender a rezar, vai para o mar"



O título deste post é uma citação do fiel companheiro de D Quixote, o escudeiro Sancho Pança do clássico de Miguel de Cervantes (D. Quixote De La Mancha). A expressão resume bem o temor que os homens tinham - na Idade Média, mas também na Idade Moderna - do mar. Muitos outros ditados poderiam ser citados para comprovar o pavor que o europeu do fim da Idade Média sentia do mar. Um ditado dinamarquês, afirmava: " Quem não sabe rezar deve ir para o mar; e quem não sabe dormir deve ir para a igreja".

Mesmo depois das primeiras viagens oceânicas, o medo, a superstição, os relatos fantásticos persistiram nas crônicas da época. Num deles, um cronista afirmava que legiões de demônios foram vistas no mar em direção à França. Outro cronista afirmouque peixes gigantescos, verdadeiros monstros marinhos partiram, com um golpe de cauda, um navio ao meio. Enfim, o medo do mar e as crenças supersticiosas dos marinheiros não acabaram com as Grandes Navegações.

Abaixo, você poderá acompanhar - lendo e/ou ouvindo - o poema Mostrengo, de Fernando Pessoa.


O mostrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
À roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar,
E disse: “Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tectos negros do fim do mundo?”
E o homem do leme disse, tremendo:
“El-Rei D. João Segundo!”

“De quem são as velas onde me roço?
De quem as quilhas que vejo e ouço?”
Disse o mostrengo, e rodou três vezes,
Três vezes rodou imundo e grosso,
“Quem vem poder o que eu só posso,
Que moro onde nunca ninguém me visse
E escorro os medos do mar sem fundo?”
E o homem do leme tremeu e disse:
“El-Rei D. João Segundo!”

Três vezes do leme as mãos ergueu,
Três vezes ao leme as reprendeu,
E disse no fim de tremer três vezes:
“Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!”

clicando aqui você pode acompanhar uma animação muito curiosa sobre esse poema. Vale a pena, se sua alma não for pequena!

O pioneirismo português

De todos os reinos europeus, o primeiro que se lançou na aventura marítima, inaugurando o que os historiadores chamariam séculos mais tarde de Expansão Marítima Européia, foi o reino de Portugal. Abaixo, é possível enumar 4 grandes razões para isso:

  1. a precoce centralização política.
  2. a posição geográfica
  3. o fato de Lisboa ser uma parada obrigatória de navios que vinham do mar Mediterrâneo em direção ao norte da Europa.
  4. O desenvolvimento técnico dos instrumentos de navegação e de localização no mar; melhoria dos navios e o aperfeiçoamento da cartografia. Inovações em grande parte proporcionada pela escola de Sagres.

Um outra pergunta igualmente importante é por que os portugueses se lançaram nesta aventura? Mesmo temendo os monstros, os perigos do mar, por que se arriscaram tanto?

Embora não se possa descartar o espírito de aventura de muitos navegadores, a política da monarquia absolutista portuguesa em aliança com a burguesia de encontrar novas fontes de metais preciosos e um caminho alternativo para as índias, explica, em grande parte, a decisão das monarquia lusitana em apoiar o projeto marítimo. Havia, contudo, uma razão a mais: a expansão marítima portuguesa foi uma tentativa política de resistir ao assédio dos monarcas de Castela que sempre estavam atentos à possibilidade de anexar o reino de Portugal ao seu reino. Para impedir o perigo dessa anexação é que os reis portugueses da dinastia de Avis apoiaram as Grandes Navegações.

As Conseqüências

Se foram os portugueses os pioneiros da Expansão Marítima, não demorou muito para que o reino da Espanha e um pouco mais tarde os reinos da França, da Inglaterra e a república da Holanda também iniciassem suas viagens marítimas. Essa expansão mostrou aos europeus que o mundo era bem maior do que eles supunham. Outra conseqüência importante foi a mudança do eixo econômico que passou do mar mediterrâneo para o oceano atlântico,o antigo mar tenebroso dos apavorados homens dos fins da Idade Média.

A expansão comercial foi o efeito imediato dessa expansão marítima. Nos séculos XVI e XVII mercadorias do mundo todo - da Ásia à Europa, passando pela África e pela América - circulavam pelos mares em navios portugueses, espanhóis, holandeses, franceses e ingleses. O que hoje a gente chama de Globalização, já existia desde à época das Grandes Navegações.

Quando em 1498 Vasco da Gama chega às índias, duas mudanças ocorreram no comércio europeu: o monopólio na venda das especiarias que era exercido pelos comerciantes de Veneza e Gênova foi quebrado e o preço dessas especiarias caíram significativamente o que ajudou na popularização do consumo das mesmas.

Enfrentando o medo do mar, desenvolvendo novas técnicas náuticas, expandindo o comércio para os quatro quadrantes da Terra, os portugueses com suas viagens marítimas colocaram o Brasil nessa história. Mas isso fica para depois!






Um comentário:

Anônimo disse...

Oii Zé Pauloo!!
Tudo bem ?!
Professor, eu to com uma duvida sobre o meu tema do trabalho de história!
O tema dele é : MAIO DE 1968.
eu queria entender , qual é a relação de Maio de 1968 com a ditadura no Brasil!!
Qualquer coisa mande-me um e-mail por favor:
stelilarissa@gmail.com
Brigadinha, Steli Larissa.