domingo, 30 de janeiro de 2011

Vejam como vive um cubano!

Quando uma criatura cheia de boas intenções vem com aquele lero lero de que o socialismo é um sistema mais justo, mais humano e solidário, onde as desigualdades sociais não aviltam o nosso senso de justiça; ao contrário do sistema capitalista que é egoísta, só pensa no lucro e transforma tudo em mercadoria, levando as pessoas a uma vida vazia e sem sentido, faço uma proposta bastante bem-humorada: proponho ao interlocutor cheio de ideias de justiça que conheça um país socialista. Sugiro, pela proximidade e também por falta de opção, a ilha de Cuba. Conheçam Cuba. Vivam na ilha como cubano e depois me digam se ainda terão coragem de defender o socialismo. Enfim, brinco dizendo: troque um brasileiro bocó por um cubano infeliz.

Não é que um jornalista americano topou a ideia? Calma, foi só coincidência. O jornalista americano decidiu viver em Havana por 30 dias com um salário de jornalista cubano, cerca de 15 dólares por mês. Em cuba, os médicos ganham 30 dólares por mês, os aposentados não recebem mais que oito dólares e por aí vai. Quem se dipuser a ler o relato clique aqui e conheça a vida de um cubano.


sábado, 29 de janeiro de 2011

Que bom revê-los, queridos!


Meus Queridos!

Sejam bem-vindos ao terceiro ano do ensino médio, o famoso TERCEIRÃO!!!

Esse ano será especialmente desafiador, afinal, é a última etapa do PAS e a hora de vocês, finalmente, prestar vestibular para entrar numa faculdade, o que, convenhamos, enche a todos nós de expectativa e pressão.

De minha parte, fiquem certos, farei o que for necessário para oferecer o melhor trabalho que puder fazer, sempre buscando o principal que é o aprendizado de vocês. Claro que para isso preciso contar com o empenho de todos, mas estou convecido que empenho não vai faltar.

O blog do terceiro ano já está no seu quarto ano, e, por isso, há nos arquivos posts que podem ajudá-los nos conteúdos de história para essa série. Sempre que um post antigo for relevante para a compreensão de um determinado conteúdo o indicarei para vocês, combinado?

Cada um de vocês está convidado a participar do blog seja nos comentários, tirando dúvidas, fazendo observações, críticas, enfim, ajudando-me a fazer um blog que seja útil ao nosso aprendizado.

A novidade desse ano é que se vocês quiserem poderão postar no nosso blog, já pensaram? É claro que haverá regras, critérios, mas o importante é que se algum aluno se dispuser, poderá escrever um texto, indicar um link e postá-los no nosso blog. Ficarei muto satisfeito se isso ocorrer.

Em relação aos conteúdos de história, no terceiro ano trataremos dos eventos históricos do final do século XIX e de todo o século XX. São conteúdos que animam os estudantes e, tenho certeza, não será diferente com vocês.

Reitero as boas-vindas e estou ansioso para encontrá-los na segunda-feira, quando terá início o ano letivo de 2011.

Que Deus nos abençoe.

Prof. Zé Paulo.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Férias...



As férias estão quase no fim, mas até lá há, ainda, muito tempo para descansar e aproveitar. Em breve, quando as aulas recomeçarem, voltarei a esse espaço para conversar sobre nossas aulas e os conteúdos de história para as turmas do 3° ano do ensino médio.

Li nessa tempo o excelente 1822, de Laurentino Gomes - embora o livro anterior, 1808, seja na minha opinião, muito melhor. No entanto, para o aluno do ensino médio, 1822 é uma excelente fonte de informação para o período da independência do Brasil.

Já ia esquecendo... Também li um livro sobre cosmologia. O que entendi? Por que o li? Ah, para avançar alguns centímetros além das minhas fronteiras...

Um bom descanso a todos.