quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

GABARITO DO CESPE

O CESPE divulgou o gabarito preliminar. Dos itens que marquei e que vocês podem conferir no post abaixo, errei os itens 1, 44, 67,68,74,75,76. Desses itens, envergonho-me do 74 e 75, porque da área de história. Poderia alegar que estava num dia ruim. Estava. Mas os erros neses itens foram fruto da minha ignorância mesmo. Preciso ler mais sobre os assuntos abordados nesses itens.

Os itens 1 e 44, admito, faltou um pouco de atenção. Sou tentado a dizer que foi mais um erro de interpretação do que ignorância. Não importa. Está errado.

Os itens 67 e 68, ainda custa-me acreditar que errei. Por favor, alguém disposto a me esclarecer?

O item 76 eu errei mesmo. E feio!

Mas, depois de penenteciar-me, vamos a um dado positivo.

A maioria dos cursinhos marcou o item 55 como certo. Eu, de novo, fiquei sozinho. E quando fico sozinho, geralmente, faço melhor.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Vestibular 2010 - Unb.

Há uma única palavra para definir a vestibular da Unb neste primeiro dia, no que concerne aos conteúdos de história do terceiro ano do ensino médio: decepção. Serei mais preciso para não parecer que estou implicando com o CESPE. Em dois fins de semana consecutivos, os alunos do terceiro ano do ensino médio que estudaram história com dedicação e afinco foram desrespeitados pelo CESPE. Se no PAS da III Etapa quase nada foi cobrado do conteúdo de história do terceiro ano, no vestibular de hoje eles foram ainda mais radicais: Não cobraram nada!!!

Aí, um desses homínideos sempre relutantes a erigir a coluna e se sustentar sobre os membros inferiores, dirá: e o item sobre o café? Ainda que fosse um item de história em estado puro, mesmo assim, num universo de 120 itens, um é a mesma coisa que nada.

Os alunos do terceiro ano foram testados em seus conhecimentos sobre antiguidade oriental e clássica, além de Idade Média. Uma lástima! Parto do pressuposto de que os candidatos merecem respeito e de que os profissionais que dedicam o ano a preparar os candidatos para esta prova merecem consideração. Na minha opinião, não houve nem respeito com os candidatos nem consideração com os professores da parte daqueles elaboraram os itens de história.

Estive na Sala dos professores sozinho, do jeito que eu gosto. Minha equipe formada por mim e por eu mesmo apresentou algumas dificuldades na resolução dos itens, confesso. Como não havia muitos itens de história, arrisquei-me em searas alheias. Abaixo, o meu gabarito dos itens que fiz.

ITEM 1: E

ITEM 2: E

ITEM 3: E

ITEM 4: E

ITEM 6: E

ITEM 7: C

ITEM 8: E

ITEM 9: E

ITEM 14: C

ITEM 22: E

ITEM 35: E

ITEM 36: E

ITEM 37: E

ITEM 38: C

ITEM 39: C

ITEM 40: E

ITEM 41: E

ITEM 44: E

ITEM 45: E

ITEM 51: E

ITEM 52: C

ITEM 55: E

ITEM 67: E

ITEM 68: C

ITEM 70: E

ITEM 72: C

ITEM 74: C

ITEM 75: E

ITEM 76: E

ITEM 77: E

ITEM 78: C

ITEM 79: E

ITEM 80: C

ITEM 99: C

ITEM 100: E

ITEM 108: C

ITEM 110: C

ITEM 111: E

ITEM 112: E

ITEM 117: E

Dos itens expostos acima, alguns são de literatura, outros de gramática e de filosofia. Além é claro, de geografia e sociologia. Decidi me expor aqui ao ridículo, postando aquilo que eu considerei que podia marcar. Confiram!



sábado, 5 de dezembro de 2009

Enem, mais dificil? Que bom, então!!!

Candidatos fazem provas do primeiro dia do Enem 2009, em São Paulo (Foto: Daigo Oliva/G1)

As provas do primeiro dia do Enem ainda não estão disponíveis na rede. A maioria dos sites, porém, tem deixado disponível a resolução dos 90 itens que compuseram a prova desta tarde. Escolhi o G1 como site de referência, e nele, os professores que resolveram as questões consideraram que houve uma significativa mudança na forma como os conteúdos foram cobrados. Sobretudo em relação à prova que vazou em outubro e provocou tanta celeuma.

No caso específico dos itens de História, informa o site, a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, do Curso Objetivo, considerou o nível bem mais exigentes que o de Geografia.

Uma crítica bastante comum, embora vocês, meus caros, não devem ter ficado surpresos, foi o fato de os enunciados serem excessivamete longos, tornando a prova bem mais cansativa do que já é. De qualquer forma, dos itens que consegui ler, os textos, como cansei de dizer, ajudaram, e muito!, na resolução. Brincava em sala, vocês lembram, que os itens de História da prova do Enem pareciam mais analisar se o aluno sabia ler do que dominar os conteúdos de História. Em dois casos, pelo menos, minha análise se mostrou correta. Não consegui ver todos, repito.

O item que falava da imigração européia na segunda metade do século XIX, por exemplo, poderia ser resolvido apenas com uma leitura atenta do texto de referência.

Estou à espera que a prova seja liberada e eu possa fazer um julgamento mais adequado dos itens de História. Por enquanto, descansem que amanhã tem mais!!!